Pular para o conteúdo principal

Psicologia Organizacional - aula 1 - resumo

Nessa aula estudamos a importância do trabalho na vida do homem.

Resumo à partir do vídeo:  Aula 1

Inicialmente vimos a importância do trabalho na vida do homem e o conceito de trabalho (o vídeo não tratou exatamente dos conceitos teóricos, mas o guia de estudos fundamentou bem).

A diferença entre trabalho e emprego estudamos com base na história de Walt Disney. Ele tinha uma empresa que passava por dificuldades, e tinha também um desejo que construir um parque onde adultos e crianças pudessem se divertir juntos. O sucesso do seu empreendimento se dá por ter conseguido trabalhar pelo seu sonho no mesmo local onde ele trabalhava pelo dinheiro. Explicando melhor, antes ele saia de casa todos os dias para ganhar dinheiro (e a empresa não ia bem financeiramente) até que ele resolveu sair de casa todos os dias para realizar seu sonho. Na prática ele ia todos os dias para os Studios Disney mas em seu coração ele ia em busca de realizar o sonho. O amor dedicado ao trabalho aumenta muito mais a chance de sucesso.

Considera-se que o trabalho é que humanizou o Homem. Á partir do momento que o Homo passou a utilizar as mãos com independência, passou a realizar tarefas que produziam alimentos e meios de existência criando indiretamente o que Marx e Engels chamaram de vida material.

Nessa fase a relação do Homem com o meio torna-se diferente da relação dos outros animais. A natureza passa a ser manipulada de acordo com os interesses de consumo do Homem numa relação onde o Homem modifica o meio e é modificado por ele. A ajuda mútua representa um marco no desenvolvimento da vida em sociedade e cria o trabalho social.

Vigotsk estudou as reflexões de Marx e Engels e afimou que os homens são formados no e pelo trabalho.


O trabalho acompanha a historia da humanidade e vem evoluindo também. Na Pré-história o trabalho era chamado primitivo e caracterizava-se pela produção de subsistência; na Antiguidade foi marcado pela escravidão onde o trabalhador não recebia qualquer remuneração; na Idade Média a força trabalhadora era de servidão e pagava até 90% da produção ao senhor feudal; com a evolução da manufatura surgiram as Corporações de Ofício onde mestre, companheiros e aprendizes eram livres e trabalhavam juntos mas o mestre tinha o controle financeiro; na Idade Moderna veio a revolução industrial e o trabalho apresentava duas classes: burgueses e operários e finalmente o Socialismo, onde os trabalhadores de todas as categorias recebem apenas pelo que trabalharam.
Atualmente existem normas internacionais que estabelecem as regras da exploração do trabalho. 



Trabalho pode ser conceituado como a medida do esforço feito pelos seres humanos e refere-se à tarefa realizada, não necessariamente com recompensa financeira.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Cientifica - aula 1 - O que é Análise Interpretativa

O que é Análise Interpretativa? Para responder a essa pergunta pesquisei 2 fontes de informação: o site Administradores.com e um trabalho acadêmico de Maria Luiza Macedo Abbud, conforme referências abaixo. Compreendi que a Análise Interpretativa tem a finalidade de buscar o significado do texto, identificar os fundamentos da argumentação do autor, fazer leitura crítica do texto e reflexão buscando um amadurecimento pessoal a respeito do tema. Uma boa análise de texto envolve também as análises textual e temática que ocorrem antes da interpretativa. Ao ter contato com o texto o leitor primeiro observa toda a mensagem e começa a identificar o conteúdo da mensagem, vocabulário, tempo de leitura etc. Em seguida a análise temática envolve a compreensão do tema e a forma de comunicação do autor. Só então ocorre a interpretação que deve ser profunda, buscando compreender a relevância do texto para o estudo do tema, ler nas entrelinhas e superar a estrita mensagem. Referência