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Metodologia Cientifica - aula 1 - Resumo

Nesta aula estudamos as características da Metodologia Científica.

Metodologia de pesquisa significa o caminho (método) que deve ser utilizado para realizar uma pesquisa. A Metodologia de Pesquisa Científica utiliza o  Para ser considerada científica a pesquisa deve incluir determinadas técnicas.

O método científico pode ser:

  • Dedutivo - busca a solução lógica utilizando ferramentas científicas. É exato.
  • Indutivo - investiga algo específico e atribui uma conclusão generalizada. Esse método exige observação de muitas variáveis, detalhes, observação quantitativa, etc.
  • Hipotético-dedutivo - reúne características dos dois métodos anteriores. Utiliza hipóteses que são testadas através de experiencias ou análises estatísticas. Se a hipótese não se confirmar novas hipóteses deverão ser formuladas, quantas vezes for necessário até que seja considerada verdadeira. Então a pesquisa estará concluída provisoriamente (como a ciência está sempre evoluindo qualquer descoberta é considerada verdadeira até que seja superada).
As pesquisas são classificadas de 3 formas:
  • De acordo com os objetivos:
    • Exploratória - consiste em explicar ou esclarecer à partir de uma idéia.
    • Descritivo - observa e descreve determinado fenômeno. Utiliza questionários e observação sistemática.
    • Explicativa - procura compreender quais os elementos que influenciaram ou determinaram a ocorrência de um fenômeno. Utiliza métodos experimentais.
  • De acordo com o local de coleta de dados:
    • Bibliográfica - pesquisa à partir de fontes teóricas.
    • De campo - estuda no local de ocorrência do fenômeno estudado
    • De laboratório -  reproduz o objeto do estudo em ambiente controlado para observá-lo cientificamente.
  • De acordo com os procedimentos técnicos
    • Se o pesquisador for utilizar o método empírico (que confronta a visão teórica com os dados da realidade) será necessário planejar como a pesquisa será desenvolvida. E quais dos procedimentos técnicos abaixo será utilizado:
      • Bibliográfico - revisão de tudo o que já foi estudado sobre o tema (praticamente todas as pesquisas necessitam esse estudo prévio)
      • Documental - coleta de informações através de registros documentais encontrados nos órgãos públicos e privados da sociedade
      • Levantamento - a coleta de informações é feita através de amostra (grupo significativo de pessoas) e o estudo utiliza análise quantitativa
      • Estudo de caso - estudo aprofundado e exaustivo sobre determinado tema. Permite a proposição de hipóteses explicativas
      • Pesquisa-ação - é a proposta de solução de um problema aplicada no próprio local de ocorrência. O pesquisador e a comunidade atuam de forma ativa na busca de solução do problema e registrando as ações implementadas, o acompanhamento e avaliação das mesmas.
      • Retrospectiva - coleta os dados após a concorrência dos eventos. Procura entender as causas,  as variáveis e as relações entre elas, para então apresentar conclusões.
Finalmente a aula ensina que a ética deve sempre prevalecer na pesquisa científica. O pesquisador deve distinguir claramente se o texto é de sua autoria ou de outro estudioso. E que é imprescindível que a fonte da informação sempre seja informada. É considerado plágio mesmo que o pesquisador reproduza apenas um pequeno trecho sem informar ou respectivo autor.

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O que é Análise Interpretativa? Para responder a essa pergunta pesquisei 2 fontes de informação: o site Administradores.com e um trabalho acadêmico de Maria Luiza Macedo Abbud, conforme referências abaixo. Compreendi que a Análise Interpretativa tem a finalidade de buscar o significado do texto, identificar os fundamentos da argumentação do autor, fazer leitura crítica do texto e reflexão buscando um amadurecimento pessoal a respeito do tema. Uma boa análise de texto envolve também as análises textual e temática que ocorrem antes da interpretativa. Ao ter contato com o texto o leitor primeiro observa toda a mensagem e começa a identificar o conteúdo da mensagem, vocabulário, tempo de leitura etc. Em seguida a análise temática envolve a compreensão do tema e a forma de comunicação do autor. Só então ocorre a interpretação que deve ser profunda, buscando compreender a relevância do texto para o estudo do tema, ler nas entrelinhas e superar a estrita mensagem. Referência