Pular para o conteúdo principal

Psicologia Organizacional - aula 2 - resumo

Nessa aula estudamos as ferramentas da seleção e contratação e psicologia dentro das organizações.

Resumo à partir do vídeo: Aula 2


Estudamos o case da Grendene que criou um modelo único de contratação paa toas as unidades.O trabalho envolveu as seguintes etapas:

  • definir o perfil ideal para cada cargo
  • treinar uma pequena equipe de profissionais de RH capacitados exclusivamente para essa atividade
  • desenvolver testes psicológicos que permitam cruzar informações da personalidade do candidato e os valores da empresa
O resultado foi um grande sucesso com grande redução de custos e prazos no processo de seleção, recrutamento e contratação.

Recrutar é encontrar talentos e aplicar no processo de seleção para identificar os melhores talentos.

Cada fase do processo representa um momento de decisão que permite identificar as habilidades, experiências e motivações do empregado.

Lider é a característica do gestor que promove a educação continuada, estimula e bonifica a equipe. 
Chefe é a caracteristica que identifica o gestor que intimida, não escuta, sempre procura defeito e está sempre mostrando autoridade.

Leman foi um dos precursores da meritocracia no Brasil. Eu estilo é de metas muito agressivas de crescimento e redução de custos, sendo assim sua equipe precisa estar muito motivada para os mesmos objetivos. A boa comunicação, transparência aliadas à políticas de reconhecimento através de bonus e promoções são as principais ferramentas.

Feedback 360
Freqüência na comunicação
Cothing

A psicologia busca entender como é o comportamento em cada circunstância.

A produtividade da pessoa aumenta quando o ambiente é facilitador, ha boa comunicação com o chefe e comprometimento.

A Cultura Organizacional dá identidade à empresa. Representa como se relaciona com os diversos públicos e impacta a satisfação no trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Metodologia Cientifica - aula 1 - O que é Análise Interpretativa

O que é Análise Interpretativa? Para responder a essa pergunta pesquisei 2 fontes de informação: o site Administradores.com e um trabalho acadêmico de Maria Luiza Macedo Abbud, conforme referências abaixo. Compreendi que a Análise Interpretativa tem a finalidade de buscar o significado do texto, identificar os fundamentos da argumentação do autor, fazer leitura crítica do texto e reflexão buscando um amadurecimento pessoal a respeito do tema. Uma boa análise de texto envolve também as análises textual e temática que ocorrem antes da interpretativa. Ao ter contato com o texto o leitor primeiro observa toda a mensagem e começa a identificar o conteúdo da mensagem, vocabulário, tempo de leitura etc. Em seguida a análise temática envolve a compreensão do tema e a forma de comunicação do autor. Só então ocorre a interpretação que deve ser profunda, buscando compreender a relevância do texto para o estudo do tema, ler nas entrelinhas e superar a estrita mensagem. Referência